QUANDO O SENHOR NOS CHAMA

TEXTO: Isaías 1 a 6
Introdução: No ano em que morreu o Rei Uzia, quem foi o Rei Uzias? , Uzias exerceu sua liderança trazendo para o povo uma era de prosperidade e ampliando as fronteiras. Ele era um homem de visão mais que perdeu a visão, edificou torres, edificou muros, cavou poços, fez um grande exercito,se tornou forte, sua fama se espalhou, tomou atitudes foi pra guerra, edificou cidades mais deixou a soberba e o orgulho tomar conta de seu coração       Uzias, no auge do seu sucesso, forçou uma postura que era exclusiva dos sacerdotes, tentando oferecer incenso no templo. A lepra e a perda dos privilégios sociais foram resultados deste ato punível pelo Senhor. Morre Uzias, mas deixa na história de Judá um reino que superou suas dificuldades internas e externas, tornando-se desenvolvido e próspero. (II Cronicas 26.)
Depois da morte desse homem Deus se apresenta a Isaías - A época de Isaías era uma época  de a iniquidade e apostasia excessivas e ele durante sua vida viu a advertência de Moisés se tornar realidade. Isaías lamentou as transgressões do seu povo. Ele os descreveu como sendo mais ignorantes que os animais de carga pois o boi e o jumento pelo menos conheciam seu mestre e como podiam ser alimentados por ele, "mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende" (Isaías 1:3). Ele se admirou da indiferença que acompanhava a iniquidade do povo, pois embora eles estivessem doentes tanto de cabeça como de coração (cobertos de "feridas e inchaços e chagas podres"), mesmo assim não se importaram em curar suas feridas infeccionadas espirituais. "[As feridas não foram] espremidas, nem ligadas, nem amolecidas com óleo" (v. 6). Isaías condenou o povo em particular por ser orgulhoso, ganancioso e desonesto; por rejeitar os profetas e confiar nos homens mais do que em Deus; por praticar idolatria e adultério; por não ter caridade e por oprimir-se um ao outro; por jejuar de forma errada e não observar o dia do sábado e por alegrar-se na violência—todas as transgressões que nos infestam nos últimos dias tambéml.1 Ele comparou o povo do convênio, que então se encontrava em estado de apostasia, a uma prostituta que flerta e se veste do modo da profissão dela (vide Isaías 3:16-26).
È nesse tempo que o Senhor se apresenta a Isaías. Cujo o nome significa Isaías, cujo nome significa "Jahveh ajuda" ou "Jahveh é auxílio"Aquele dia, Isaías entrava no templo desconsolado e desesperado pela situação difícil que a sua nação atravessava. Porém quando saiu, já não era mais o mesmo, agora saía com um chamado Divino. Deus iria usá-lo como porta-voz. Apesar de orar muito para que Deus enviasse obreiros, ele mesmo ainda não tinha ido para a seara.
FRASE: Quando Deus se apresenta a nós com uma missão.
1 – Arrependimento -  Ai de mim que vou perecer, porque tenho os lábios impuros e habito entre um povo de impuros lábios e assim ele pronuncia a causa para isso ter sucedido, ou seja, reconhecimento do seu estado pecaminoso, “Os meus olhos viram o Rei, O Senhor dos Exércitos”. Nesse encontro de Isaias com o Senhor ele percebe quão grande é o Senhor e quão pequeno ele era, ele estava em uma sociedade impura que fazia coisas que sabia que desagradava ao Senhor, então ele tem medo, achou que iria morrer por ter visto a Gloria de Deus do que possa lhe acontecer vou perecer. Ele reconhece a Soberania de Deus antes ao seu pecado, antes a sua vida. O Senho o purifica o homem por si só não tem esse poder é o Senhor quem nos perdoa é Ele quem nos purifica.
Quando Deus se apresenta a nós para uma missão precisamos reconhecer a nossa fragilidade, que Ele é o Senhor, e nós servos impuros habitando em uma sociedade impura, que estamos sujeitos todos os dias ao erro, a falha, ao pecado.
2 – Ele nos mostra a necessidade de se expandir a sua obra – (v.8) Observe que Deus não fala Isaias quero você fazendo a minha obra quero você como profeta nessa nação. Deus fala para Isaías será que tem alguém para que eu enive a esse povo? A quem eu poderei enviar Isaías? Ele poderia ter aprsentado algume para o Senhor ele poderia ter citado algum nome, ele poderia ter dado várias desculpas ele poderia ter se excusado desta resposta ao Senhor. Mais prontamente ele responde.Olha que Isaías nem sabia para o que seria esse chamado.
Quando O senhor se apresenta a nós para uma missão ele espera ouvir de nossos lábios sim Senhor conta comigo, eu vou eu amo o Senhor entendo a necessidade de proclamar o seu nome entre as nações, entendo que milhões de pessoas estão perecendo sem ter o conhecimento que só o senhor é Deus, entendo que a tua palavra precisa ser pregada nos 4 cantos desta terra entendo que 6000 assentamentos no Sertão Brasileiro sem a presença de uma Igreja Evangélica.
2000 comunidades Kilombolas sem ter o Senhor Jesus 31 etinias no Nordeste Brasileiro sem ter nada da Palavra de Deus, que desconhecem a Palavra de Deus! Só no Brasil mais de 100 tribos sem nada do evangelho! Eu respondo eis-me aqui.
3 – Quando Deus se apresenta a nós com uma missão não tem como se esquivar de cumprir esse chamado – Eis-me aqui, envia-me a mim. Em algum momento do seu caminhar com o Senhor Jesus, você vai ouvir o chamado de Deus para um determinado propósito, seja como um pastor, como uma esposa de pastor, como um obreiro (a), evangelista, jovem ou um membro de coração aberto que vai ajudar com as suas ofertas. Responder a este chamado pode não ser fácil, porque isso requer uma entrega total, um verdadeiro sacrifício, e são poucos os que respondem “sim” a este chamado. O chamado de Deus em nossas vidas é para o serviço e isso independe do local, onde você está é o local do seu chamado hoje, Deus não vai te enviar para longe se vc não consegue ser benção perto.


Conclusão – Somente após Isaías se prontificar para fazer a obra do Senhor que o Senhor diz pra Ele o que era para ele fazer, somente depois o Senhor dá a ele a direção de todas as coisas, se voluntarie para o serviço da causa do Mestre e Ele irá te dar a direção de tudo que o Senhor tem para sua vida. 

Nenhum comentário: