quarta-feira, 26 de setembro de 2012

A Verdadeira história de Cosme e Damião

Procurei na Internet História para Contar sobre Cosme e Damião mais não achei nada do jeito que eu queria então copei algumas coisas, e juntei outras e fiz a história da forma como gostaria. Agora segue para você também aproveitar com suas crianças. Fiz um ppt para contá-la junto.


História de Cosme e Damião
Versículo Bíblico: I Co. 10:28 “Se alguém disser: Isto é coisa sacrificada a ídolos, não coma, por causa daquele que vos advertiu e por causa da consciência.”.
Muitos anos atrás num país muito distante chamado Arábia, nasceram dois meninos gêmeos, eles nasceram no 3º século depois de Cristo. Seus pais eram servos de Deus e adoravam ao Senhor Jesus. Deu lhes o nome de Cosme e Damião. Desde pequenos gostavam muito de brincar com curando um ao outro, como se fossem médicos.
Quando eles cresceram foram estudar num lugar chamado Síria e lá eles estudaram muito e se formaram em médicos. Eles eram muito bons em tudo que eles faziam eram bastante competentes na sua profissão. Eles receberam um apelido de ANARGIROS.  Você já ouviu essa palavra? Sabe o que ela significa. Então vou contar para vocês – Inimigos do dinheiro. Eles eram chamados assim porque não admitiam que as pessoas pagassem pelos favores que eles faziam isso mesmo, eles não recebiam dinheiro algum das pessoas que medicavam e que ficavam curadas através deles, as pessoas até queriam pagar, mais eles rejeitavam, o dinheiro.
Por eles trabalharem de graça e sem cobrar nada eles ficaram muito conhecidos todos queriam que eles lhe medicassem, então eles aproveitavam que muitas pessoas vinham até eles para serem consultadas de suas enfermidades, eles medicavam essas pessoas a falavam do amor de Jesus a elas e ainda oravam para que Deus as curasse naquilo que eles não podiam fazer. Operaram verdadeiros milagres, pois em Nome de JESUS curaram muitos doentes, vários destes à beira da morte. A riqueza que eles queriam era poder falar do amor de Jesus através da medicina. O coração deles ardia por ganhar pessoas para Jesus.
Eles gostavam muito de ajudar as pessoas eles aprenderam bem direitinho tudo que o Senhor Jesus nos ensinou em sua Palavra, que devemos ajudar a quem precisa que o Senhor é o remédio para a nossa alma, Com isso eles conseguiram que muitas pessoas recebessem a Cristo em suas vidas.
Com isso eles chamaram a atenção de todo povo e Imperador ficou sabendo da fama deles Ele era um homem muito mal chamado Diocleciano Ele era Imperador de Roma. Esse homem perverso autorizou a perseguição aos cristãos, por volta do ano 300. Diocleciano odiava os cristãos porque eles eram fiéis a Jesus Cristo e não adoravam ídolos e esculturas consideradas sagradas pelo Império Romano. E por pregarem o amor a Jesus e por falarem que não devemos adorar a ídolos ele o Imperador mandou Guardas para a cidade de Egeia onde estavam Cosme e Damião para prendê-los.  Cosme e Damião foram presos, levados a tribunal e acusados de se entregarem à prática de feitiçarias e de usar meios diabólicos para disfarçar as curas que realizavam. Ao serem questionados quanto as suas atividades, eles responderam: "Nós curamos as doenças em nome de Jesus Cristo, pela força do Seu poder".
O Governador Lísias mandou que eles adorassem e se ajoelhassem diante de algumas imagens Porém como seguidores de Jesus nunca poderiam fazer isso (Ex. 20:4, 5)Diante  do governador Lísias,  declararam que aqueles falsos deuses não tinham poder algum sobre eles, e que só adorariam o Deus Único, Criador do Céu e da Terra. Mantiveram a Palavra do testemunho de Cristo, impressionando a todos por seu Amor e sua entrega a JESUS.
Não renunciaram aos princípios de Deus, e sofreram terríveis torturas por isso. Apanharam  Mas mesmo torturados, não abalaram sua convicção e jamais negaram a fé. Em 303, o Imperador decretou que fossem condenados à morte na Egéia. Os dois irmãos foram colocados no paredão para que quatro soldados os atravessassem com setas, mas eles resistiram às pedradas e flechadas. Os militares foram obrigados a recorrer à espada cortaram a cabeça deles . E assim, Cosme e Damião foram martirizados. ·. 
Cem anos depois disso, iniciou-se uma terrível idolatria aos seus restos mortais e às imagens que foram esculpidas em sua homenagem. Dois séculos após sua morte, por volta do ano 530, o Imperador Justiniano ficou gravemente doente e deu ordens para que se construísse, em Constantinopla, uma grandiosa igreja em honra de Cosme e Damião. A fama dos gêmeos também correu no Ocidente, a partir de Roma, por causa da basílica dedicada a eles, construída a pedido do papa Félix IV, entre 526 e 530. A solenidade de consagração da basílica ocorreu num dia 26 de setembro e assim, Cosme e Damião passaram a ser festejados, pela igreja católica, nesta data.
Você acha que Cosme e Damião se ajoelhariam ou rezariam pedindo proteção a alguma imagem?
Eu tenho certeza que não se foi por isso que eles morreram não querendo adorar a outros deuses. Jesus falou “Eu sou o Caminho, a Verdade e a vida, ninguém vem ao pai se não for por mim (Jo 14:6) Então não adianta nada pedir alguma coisa a Cosme, Damião ou qualquer outro que não seja o Senhor Jesus”. Devemos buscar somente a Jesus Cristo em nossas vidas Ele é o filho de Deus que veio a esse mundo e morreu em uma cruz para nos salvar, e ao 3º dia ressuscitou e hoje Ele pede a Deus por nós Ele é o nosso intercessor diante do Pai (Deus).
Quem distribui doces neste dia muitas vezes faz porque fez promessa a Cosme e a Damião que se eles curassem ou fizessem algo a seu favor dariam doces para as crianças. Esses doces são oferecidos, aos “santos” – Demônios, como pagamento dessas promessas. E se você comer você está concordando com essa coisa errada. De adorar a outros deuses. A bíblia diz que não existe amizade entre a Luz e as trevas. Não podemos concordar com esse tipo de coisas. Que desagrada a Deus.
Adaptação da história da Apec. E fontes da Internet. (site http://www.montesiao.pro.br/estudos/festaspagas/cosmedamiao.html

Nenhum comentário: