quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Pede o que quiseres que te dê

Texto: I Rs. 3:5

Introdução: Depois dos israelitas terem vagueado pelo deserto quarenta anos por causa de sua incredulidade, Josué os conduziu, passando pelo rio Jordão, à terra prometida. O povo serviu a Deus todos os dias de Josué e dos anciãos. Depois porém, surgiu uma geração que não conhecera a Josué, e assim os filhos de Israel passaram a servir deuses dos povos de Canaã, praticando o que era mau aos olhos de Deus. Por isso, Deus os entregou na mão dos inimigos. Porém quando o povo clamava ao Senhor, em desespero, Deus levantava Juízes de entre o povo. E Deus ficava ao lado desse Juiz todos os dias de sua vida. Todavia, ao morrer o juiz, o ciclo de pecado e de servidão se repetia. Não havia rei em Israel e cada um fazia o que era certo a seus próprio olhos ( e errado aos olhos de Deus). Deveria imperar a teocracia, isto é, Deus deveria ser o Rei, mas o povo não quis obedecer a Deus.
Por último, nos dias de Samuel, profeta, sacerdote e Juiz, o povo insistiu que se levantasse um rei, a semelhança das demais nações. Embora esse pedido insistente entristecesse a Samuel, Deus deu o povo o que este queria. O povo havia rejeitado a Deus completamente.
Deus então levanta a Saul como o primeiro rei em Israel, mas Saul desviou-se completamente dos caminhos do Senhor fez coisas que desagradou a Deus e o Senhor lhe tirou o trono e passou a Davi. Após muitas perseguições de Saul Davi, Saul morre e Davi assume o trono em Israel. Davi foi guerreiro, músico e poeta. O profeta Samuel o ungiu como rei.Davi fez coisas que muito desagradou ao Senhor, com isso não pode realizar seu grande sonho "Construir um templo para Deus". Um dos pecados de Davi foi mandar matar Urias para ficar com sua esposa Bete- Seba da qual teve 4 filhos. Um deles foi Salomão.
Seu filho Absalão tentou tomar-lhe o trono, e depois quando estava muito doente seu outro filho Adonias tenta também tomar o trono reúne algumas pessoas e começa uma festa de posse. Davi sabendo do ocorrido manda chamar o profeta Natã e orienta para que unja a Salomão rei e que faça isso na frente de todo o povo para que o povo soubesse quem seria o novo rei de Israel. Com isso Davi chama Salomão e dai-lhe conselhos (I Rs. 2:2-4) Davi confiou a Natã a educação espiritual de seu filho Salomão (II Sm. 12:25). O nome Salomão significa =paz.

Frase: Peça mais saiba Pedir

 I - Precisamos pedir com humildade (I Sm. 3:7)
  •  A Bíblia nos orienta a pedir - (Sl 2:8 - Mt. 7:7)
  • Davi sabia o que pedir - (Sl.27:4)
  • Pedir a Deus com humildade é reconhecer sua incapacidade e saber que somente Deus pode agir ao nosso favor
II- Precisamos Pedir Para que outros sejam abençoados

  • Salomão não pediu nada para si. A sua preocupação era com o povo.Ele já havia presenciado os erros cometidos pelo seu Pai. Não queria agir da mesma maneira. Davi foi um Rei sanguinário. (Tg. 4:2,3)
  • Salomão pediu algo que Deus desejava que ele pedisse.
  • Salomão depositou total confiança em Deus através de sua oração.
III- Precisamos Pedir Sabedoria
  • Foi isso que Salomão pediu Sabedoria (V:9 - Tg. 1:5) - Sábio é aquele que decide agir corretamente. Agir com sabedoria significa: respeitar o pensamento alheio. Ser Gentil. Ser humilde. Tratar os outros como você gostaria de ser tratado.
  • Busque a sabedoria a cada dia para sua vida (Pv.5:1 - IRs. 4:30)
  • Ninguém resiste a uma pessoa sábia (At.6:10).
CONCLUSÃO: Salomão escreveu 3000 provérbios. 1005 cânticos I Rs. 4:29 - 34. 3 livros da Bíblia- Provérbios, Eclesiaste e cantares. Com ele Israel tornou-se o reino mais poderoso do mundo inteiro. O Templo de Jerusalém foi o mais rico e suntuoso da terra teve 700 mulheres e 300 comcubinas (IRs 11:1-6).
Através desse pedido Salomão conseguiu muitas outras coisas que o fez prosperar em sua caminhada. Certifique-se de que você está orando pela única coisa que te irá ajudar nas outras.

Mensagem ministrada no dia 19-01-2011 / Igreja Congregacional (Urucânia)

Nenhum comentário: